25 de maio de 2010

Algumas definições utilizadas nas TIC

Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso à tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente, saber utilizar essa tecnologia para busca de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas diários e compreender o mundo que passa por transformações.
Uma das transformações da atualidade se refere ao campo lingüístico com a criação de novas palavras que surgiram com o advento da comunicação on line.
Hipertexto: segundo Bush, é um sistema mecânico em que as informações se ligam por meio de links navegáveis. O texto se encontra dentro do computador, na tela, em um ambiente digital e possui uma não -linearidade que permite ao usuário acessar partes de um sistema em qualquer ordem.
Hiperlinks: ou simplesmente links, são a alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Podemos dizer que a Word Wide Web (WWW), a parte mais conhecida da internet, não existiria sem eles. O hiperlink é um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Mas aqui ele abre uma página da internet, ou lhe envia a outra parte do texto, ou mesmo permite copiar um arquivo, tudo isso em uma outra pasta, computador ou mesmo outra parte do mundo. Os usuários se beneficiam com o espaço de trabalho colaborativo da rede que dispensa instalação e atualização de software especializado no computador do cliente.
Hipermídia: é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo.
Autoria na web: as formas colaborativas de produção via Web oferecem novas experiencias do tipo wiki- enciclopédias e pequenos glossários- que são escritos coletivamente e não são soma de partes, mas surgem da interatividade entre os navegantes da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário